Cachorro Emagrecendo ou Magro Demais. O Que Pode Ser a Causa?

A perda de peso em cães pode estar associada a muitas condições normais e outras anormais.

A perda de peso é considerada clinicamente significativa quando excede 10% do peso corporal normal e quando não está associada à perda de líquidos ou desidratação. Por exemplo, um Golden Retriever saudável com peso normal de 30 quilos teria que perder mais de 3 quilos antes que a perda de peso fosse considerada clinicamente significativa. Mudanças na dieta, no ambiente ou nos níveis de estresse, incluindo a adição de novos animais de estimação, podem levar a uma perda de peso que raramente é permanente ou significativa.

Cão magro pelagem marrom
Se o seu cão estiver emagrecendo rapidamente mesmo sem qualquer mudança na dieta dele, comunique seu veterinário de confiança o mais rápido possível!

"A perda de peso é considerada clinicamente significativa quando excede 10% do peso corporal normal".

O que fez meu cachorro perder peso?

A perda de peso é o resultado da ingestão calórica insuficiente em relação às necessidades do corpo. Isso pode ser causado por:

1) Alta demanda de energia associada a atividade física excessiva ou exposição prolongada a um ambiente frio.

2) Um estado hipermetabólico durante o qual o corpo queima calorias em um ritmo mais rápido devido a uma doença subjacente.

3) Dieta inadequada ou de má qualidade.

4) Quantidade insuficiente de ingestão de alimentos associada à anorexia (falta de apetite), distúrbios de deglutição ou regurgitação.

5) Distúrbios de má absorção e/ou má digestão (diminuição da capacidade de digerir e/ou absorver nutrientes dos alimentos).

6) Perda excessiva de nutrientes ou líquidos por vômito, diarréia ou micção excessiva.

Que outros sinais devo procurar?

A perda de peso pode ser causada por distúrbios em muitos dos sistemas de órgãos do corpo e pode afetar qualquer um ou todos os órgãos. As perguntas que podem fornecer informações sobre a causa da perda de peso do seu cão incluem:

O apetite do seu cão está normal, aumentado ou diminuído?

Que tipo, quando, onde e quanta ração você está alimentando seu cão?

Como e onde você armazena sua comida de cachorro?

Seu cão tem problemas para engolir?

Você observou alguma regurgitação ou vômito, diarreia, fezes moles ou alterações no consumo de água ou micção?

De que cor e consistência são as fezes do seu cão?

Há uma mudança no volume ou na frequência das fezes?

Seu cão foi esterilizado ou castrado?

Seu cachorro está com febre?

Com que frequência você administra o preventivo de dirofilariose do seu cão? Que tipo de preventivo você usa?

Seu cão está tomando outros medicamentos ou suplementos?

Como pode ser diagnosticada a causa da perda de peso do meu cão?

Um histórico médico completo e um exame físico ajudarão seu veterinário a determinar os testes diagnósticos mais úteis a serem realizados. Exames de sangue e urina e radiografias (raios-X) são os testes diagnósticos mais comumente recomendados. A ultrassonografia abdominal também pode ser recomendada.

Quais são algumas das doenças comuns que causam perda de peso?

Muitas doenças podem causar perda de peso. De fato, a maioria das doenças crônicas resultará em perda de peso em algum momento durante o curso da doença. No entanto, algumas das condições mais comuns associadas à perda de peso incluem:

Anorexia (falta de apetite) devido a uma condição ou doença comportamental.

Pseudoanorexia causada por perda de olfato, incapacidade de agarrar ou mastigar alimentos, distúrbios de deglutição, vômitos ou regurgitação.

Distúrbios de má absorção que inibem a capacidade do corpo de absorver nutrientes do trato intestinal, como doença intestinal infiltrativa e inflamatória, linfangiectasia ou parasitismo intestinal grave.

Distúrbios de má digestão, como insuficiência pancreática exócrina, que interferem na capacidade do corpo de decompor os alimentos em nutrientes utilizáveis.

Distúrbios metabólicos como diabetes mellitus, hipoadrenocorticismo (doença de Addison), hipertireoidismo (raro em cães) e câncer.

Doenças que envolvem os principais órgãos (coração, fígado ou rins).

Doença neuromuscular resultando em fraqueza ou paralisia.

Distúrbios da deglutição.

Doença do sistema nervoso central causando depressão, anorexia ou pseudoanorexia.

Aumento da demanda calórica associada a atividade física excessiva, exposição prolongada ao frio, hipertireoidismo, gravidez ou lactação, febre, infecção, inflamação e câncer.

O que pode ser feito para tratar a perda de peso do meu cão?

O tratamento será determinado pela causa específica da perda de peso do seu cão. Uma vez feito um diagnóstico específico, o tratamento para resolver o problema ou melhorar a qualidade de vida do seu cão será imediatamente iniciado.

Qual é o prognóstico para a perda de peso do meu cão?

O prognóstico varia de excelente a grave, dependendo do diagnóstico específico do seu cão. Um histórico médico completo, exame físico completo e testes diagnósticos apropriados ajudarão seu veterinário a determinar o prognóstico e o melhor curso de tratamento para seu animal de estimação.

Se pudermos ajudar com atendimento veterinário domiciliar para o seu cachorro ou gato, conte conosco! Faça contato pelo WhatsApp e fale diretamente com um de nossos veterinários: (21) 98152 8547

Vet Mobi | Veterinário Domiciliar Para Cães e Gatos

Σχόλια