Como Cuidar Bem de Cães Idosos

Cães idosos são companheiros maravilhosos, mas geralmente exigem mais cuidados do que seus colegas mais jovens. Mas e se cuidássemos bem deles para que não tivessem uma velhice sofrida ou difícil? Vamos conversar sobre isso.

Como saber se meu cachorro é velho?

O velho ditado de que o ano de um cão vale 7 anos humanos não é muito preciso. É difícil determinar exatamente a idade dos cães em anos humanos, pois o tamanho da raça e a expectativa de vida variam muito. As diretrizes gerais sugerem que os cães são considerados “maduros” quando atingem 50% de sua vida útil (meia-idade), “sênior” quando atingem 75% de sua vida útil e “geriátricos” quando ultrapassam sua expectativa de vida. Cães grandes, como Labrador Retrievers, são considerados cães idosos aos 7 ou 8 anos, enquanto cães pequenos, como Shih Tzus, não são considerados cães idosos até os 10 anos.

Por que os cães mais velhos precisam de cuidados e atenção especiais?

A idade não é uma doença, mas muitas mudanças acontecem à medida que os cães envelhecem, o que pode resultar em diferentes doenças ou deficiências.

A visão e a audição podem ser prejudicadas causando ansiedade ou comportamentos reativos se o seu cão não perceber que está sendo abordado.

Cães mais velhos têm necessidades energéticas reduzidas e podem facilmente se tornar obesos.

A obesidade e a idade podem levar à dor artrítica e rigidez ao se locomover.

A função cognitiva pode diminuir e os cães podem apresentar sintomas semelhantes aos de pessoas com demência, causando muitas mudanças comportamentais.

A função imunológica diminui, reduzindo a capacidade de combater infecções, incluindo trato urinário, pele e outras infecções.

Meu cachorro não está envelhecendo?

Sim, mas enquanto o processo de envelhecimento não pode ser interrompido, é importante reconhecer e gerenciar as doenças que podem ocorrer à medida que os cães envelhecem:

A doença dentária é uma das doenças mais comuns que afetam todos os cães. É uma condição dolorosa que, se não tratada, pode causar disfunção orgânica, possivelmente eventos tromboembólicos (derrames), e pode contribuir para a falta de apetite.

A dor da osteoartrite afeta a maioria dos cães idosos, causando redução da atividade, menos brincadeiras e redução da qualidade de vida.

A doença renal resulta em aumento do consumo de álcool e micção e pode causar infecções do trato urinário, hipertensão e micção em casa.

A doença da tireoide pode causar ganho de peso, apesar da diminuição do apetite e dos níveis geralmente baixos de energia.

A doença cardíaca é comum, especialmente em cães de raças pequenas e pode levar à insuficiência cardíaca.

A doença hepática pode causar vômitos, diarreia, falta de apetite e perda de peso.

As alterações da visão podem resultar de cataratas ou alterações da retina causadas pela hipertensão.

A disfunção cognitiva pode causar mudanças de comportamento, incluindo:

- perda de noção do espaço.

- vagando/andando sem rumo, encarando e vocalizando.

- ciclos de sono-vigília alterados, como despertar noturno ou aumento da ansiedade, irritabilidade ou inquietação.

O que posso fazer para ajudar o meu cão sênior a ter a melhor qualidade de vida?

Os cães geralmente não mostram claramente sinais de doença ou dor, por isso a observação atenta é fundamental. Quanto mais cedo um problema for detectado e identificado, maior será o sucesso do tratamento.

Acompanhe os níveis de energia do seu cão, especialmente quanto tempo ele consegue andar. Se você notar declínios significativos, pode ser um sinal de dor, doença cardíaca ou outra doença. Passeios regulares são importantes para a qualidade de vida de um cão, não apenas para estimulação mental, mas também proporcionam um tempo extra individual com seu humano.

Escove o pelo do seu cão ou massageie-o regularmente para ajudar a avaliar a qualidade do pelo – quão macio é? Existem nós ou tapetes de cabelo? Existem pulgas ou lesões na pele? Escovar a pelagem do seu cão diariamente pode ajudá-lo com sua própria higiene, especialmente em lugares que ele pode ter dificuldade em alcançar devido à artrite. Também ajuda a estimular a circulação sanguínea para a pele, o que aumenta ainda mais a saúde da pele. As unhas devem ser verificadas regularmente, pois garras longas podem contribuir para a dor ao caminhar ou podem se enrolar e cortar suas almofadas. Garras não devem ser ouvidas clicando no chão.

"Quanto mais cedo um problema for detectado e identificado, maior será o sucesso do tratamento."

Felizmente, você já está escovando os dentes do seu cão, mas mesmo que escovar os dentes não faça parte de sua rotina diária, você ainda pode olhar para os dentes levantando suavemente os lábios enquanto ele está relaxado. Ao observar os dentes do seu cão, você também pode avaliar a cor das gengivas, bem como a hidratação – um cão bem hidratado terá gengivas rosadas e úmidas, mas um cão desidratado terá gengivas que parecem pegajosas e podem ser pálido.

Se escovar os dentes não faz parte da sua rotina diária, introduza gradualmente a pasta de dente para animais de estimação, depois uma escova de dentes na rotina até que ele permita que você escove a parte externa dos dentes sem ficar chateado. Esse processo pode levar várias semanas ou mais. Sua equipe de saúde veterinária pode ajudá-lo a desenvolver um plano de treinamento para seu cão.

Sim, cães velhos podem aprender novos truques! Assim como houve um grande aumento nos 'jogos cerebrais' para idosos, seu cão com deficiência auditiva também precisa exercitar seu cérebro. Se a visão do seu cão ainda estiver boa, ensine sinais com as mãos. Isso ajudará se sua audição falhar. Sinais de mão são na verdade uma linguagem mais natural para cães do que palavras!

Arranje tempo todos os dias para brincar com o seu cão. Traga brinquedos especiais para estimular o envolvimento do cérebro. Se o seu cão é motivado por comida, use brinquedos de quebra-cabeça para envolver suas habilidades de resolução de problemas. Brinque de esconde-esconde trabalhando com um amigo ou outro membro da família. Fique em extremidades opostas de sua casa e revezem-se chamando seu cão. Recompense seu cão com um petisco quando ele o encontrar, depois mude de posição na casa enquanto seu amigo chama seu cão de volta.

O meu cão sênior precisa de uma dieta especial?

Converse com sua equipe de cuidados veterinários sobre a melhor nutrição para o seu cão. Cada cão tem necessidades nutricionais diferentes com base em sua idade, nível de energia e quaisquer condições médicas, portanto, a opinião do seu veterinário é importante. Alguns cães mais velhos precisam de ajuda para perder peso, enquanto outros têm condições médicas, como doença renal ou diabetes, que precisam ser tratadas com dietas especiais. Você e sua equipe de saúde veterinária devem trabalhar juntos para encontrar a melhor dieta para seu cão.

Como meu veterinário pode ajudar?

Exames veterinários regulares e discussões sobre os comportamentos do seu cão em casa (o histórico do seu cão) permitirão que seu veterinário forneça recomendações sobre como manter seu cão idoso saudável. Essas visitas geralmente são recomendadas com mais frequência do que uma vez por ano, pois os problemas ocorrem mais rapidamente em cães mais velhos, especialmente se eles tiverem uma doença crônica, como doença renal ou artrite.

"Exames laboratoriais, incluindo exames de sangue, urina e fezes são recomendados pelo menos uma vez por ano."

Exames laboratoriais, incluindo exames de sangue, urina e fezes, são recomendados pelo menos uma vez por ano para detectar alterações na função do órgão antes que os cães mostrem sinais de doença ou para monitorar a progressão da disfunção orgânica. O peso e a condição corporal e muscular serão avaliados como parte de um exame físico completo. Trabalhar em estreita colaboração com seu veterinário ajudará a detectar a doença mais cedo, permitindo um manejo e tratamento mais eficaz que garantirá a melhor qualidade de vida para seu cão.

Se pudermos ajudar com atendimento veterinário domiciliar para o seu cachorro ou gato, conte conosco! Faça contato pelo WhatsApp e fale diretamente com um de nossos veterinários:

Vet Mobi | Veterinário Domiciliar Para Cães e Gatos